Bom, a sexta etapa da temporada de F1 terminou com a vitória de ninguém menos que Jenson Button. Sim, pela quinta vez no ano o inglês botou todo mundo no bolso e faturou a prova no Principado de Mônaco. Mas não pensem que por causa disso não houve surpresa. Todo o fim de semana foi interessante. Button ficou apagado nos treinos livres, e durante a classificação só fez o necessário pra "passar" pelo Q1 e Q2. No Q3, bem no finalzinho, bateu na mesa e fisgou a pole das mãos de Kimi. Daí foi um abraço. O inglês, que não vacila em admitir que não se dava bem com o traçado monegasco no paswsado, chegou a abrir vantagem de 16,6 segundos em relação a seu companheiro de equipe, Rubens Barrichelo, e dar volta no atual campeão mundial (e vencedor em Montecarlo no ano passado) Lewis Hamilton.
Barrichello fez o que pôde. Largou bem (da 3ª posição) tomando o 2º lugar de Kimi. Diz ter tido problemas de graining ("macarrãozinho" no pneu) logo em seguida, por ter andado muito próximo de Button no início da corrida, o que o fez virar tempos muito altos em relação aos do inglês, e o deixando sob constante ameaça de Kimi. Largar na pole em Mônaco é mais de 80% do caminho andado. Sendo assim não havia muitas chances de vencer, a não ser no caso de Jenson ter problemas no pit-stop ou encontrar um guard rail pela frente. Ultrapassar em Mônaco já é difícil. Ultrapassar seu companheiro de equipe, líder do mundial, numa fase excepcional da carreira, com o chefe de equipe sendo o Ross Brawn... sinto muito, mas o Rubens perdeu a corrida já no sábado.
No entanto quem fez a graça do domingo foi Felipe Massa. O Brasileiro Ferrarista entrou em modo Berserker e grudou na traseira de Sebastian Vettel já desde o início da prova. Até que, numa tentativa de ultrapassagem no final da reta do túnel (tentativa um tanto arriscada, já que foi pela direita) perdeu o ponto de frenagem e cortou a chicane, passando Vettel. Ao diminuir a velocidade para devolver a posição conquistada ilegalmente ao alemão, Rosberg entrou no vácuo e deixou Felipa na 6ª posição. Algumas voltas mais tarde Vettel, que realmente não andava bem, foi ultrapassado por Rosberg e Massa, e o Brasileiro conquistou a 4ª colocação pra cima de Rosberg nos abastecimentos.
Nelsinho foi literalmente atropelado por Buemi e ficou fora da corrida. Em entrevista à Rede Globo o novo representante da família Piquet na F1 disse: "É nisso que dá deixarem pilotos inexperientes entrarem na F1". Eu gosto dele, me parece ser sincero com o que pensa e fala, mas que herdou a língua do pai, isso me parece óbvio. De qualquer forma a culpa realmente não foi dele dessa vez, tanto que o próprio Buemi foi até o brasileiro pedir desculpas.
O campeonato continua matematicamente aberto, mas alcançar Button se torna cada vez mais difícil. Além de o BGP001 ter se mostrado incrivelmente confiável até agora, o inglês precisaria apenas de mais uma vitória e chegar em 2º no resto do campeonato. E acada vitória dele (e haverá mais) essa administração do mundial fica mais fácil. Mesmo porquê ele precisaria chegar em segundo e Rubens ganhar todas as restantes, o que não é uma aposta das mais certas, estatisticamente falando.
Não podemos nos esquecer, no entanto, que em 2007 um certo finlandês tirou de Hamilton um título que era dado por certo. Nem podemos fechar os olhos para a Ferrari, que apesar de não ter mais ambições de vencer o mundial de pilotos, deve ainda namorar o de Construtores. E mesmo que não vença corridas, pode vir a atrapalhar Button e Rubens, dando espaço para um outro alemão de nome Vettel, que ainda tem muita perícia latente no braço.
Eu apostaria em Button, mas nem por isso essa temporada de F1 será monótona de se assistir.
