Nico Rosberg anda em dúvida quanto à sua permanência na Williams na temporada de 2010, muito embora ele alegue se sentir muito bem na equipe. Ele alega que está se aproximando um momento decisivo em sua carreira, e que não sabe se a Williams lhe dará um carro vencedor pro ano que vem. Deixando de lado todas as politicagens que tangenciam o assunto (teto orçamentário, equipes no grid, pilotos que permanecerão, etc.) há algo que não entendo nesse discurso do alemão. Como assim "carro vencedor"? O que ele pilota hoje não pode ser chamado de "carro-de-fim-de-grid". Até entendo o Nakajima não conseguir classificar a equipe, o japonês, na minha modesta opinião, só está lá por questões financeiras (põe mais dinheiro de patrocinadores na equipe do que gasta quebrando carros e cabeças alheias). Mas Rosberg chegou como promessa, ao lado do polonês Robert Kubica (de cuja performance em 2009 falarei em outro post) e mandou até bem considerando-se o carro que tinha nas mãos. Mas agora, em 2009, a Williams começou mostrando evoluções consideráveis no carro, Nakajima e Rosberg mandando bem nos primeiros treinos livres e classificatórios, e agora vem com essa de querer um "carro vencedor"? Sinto muito, mas este blogueiro que vos escreve pensa que além do carro e da competência, é pré-requisito de campeão ter gana, raça, vontade. Rosberg não pode ser taxado de braço-duro, mas o que ele tem feito enquanto os pilotos de Ferrari, Renault e McLaren (Heikki Kovalainen à parte) dão o sangue pra classificar seus respectivos carros, tão aquém das Williams que começaram a temporada? Afinal de contas, apesar de superar o companheiro de equipe, não me parece detentor de grandes feitos em 2009, senão vejamos:Austrália
Largou em 5º, chegou em 6º marcando 3 pontos.
Malásia
Largou em 4º, chegou em 8º marcando 0,5
China
Largou em 7º, chegou em 15º. Sem pontos.
Bahrein
Largou em 9º, chegou em 9º. Sem pontos.
Espanha
Largou em 9º, chegou em 8, marcando 1 ponto.
Assim sendo, em 5 corridas Rosberg ganhou UMA posição durante as corridas. Fernando Alonso, com aquela Renault (que como diz o Fábio aponta pra todo lado, menos pra pista) tem números bem mais impressionantes. Hamilton mais ainda e, Deus me livre e guarde, o Kovalainen está com 0,5 pontos a menos que o piloto da Williams.
Sinto muito, pilotos competentes e ambiciosos têm direito de reclamar dos carros que têm (Massa, Hamilton, Alonso, etc.). Rosberg merece pilotar uma Force India em Montecarlo, pra aprender a dar valor ao que tem.
